sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Porque a maioria dos DC são homens? Uma Diretora de Criação Mulher dá sua opinião.

Mais um traduzido de AdAge.

O Advertising Age anualmente faz uma homenagem a’O Grupo de Mulheres para Observar, mulheres que se sobressaem na propaganda, marketing e mídia. Neste ano, eles perguntaram para as premiadas o porquê da predominância masculina na posição de Direção de Criação. A resposta mais interessante foi dada por Tiffany Kosel, Diretora de Criação e Vice-presidente da Crispin Porter & Bogusky.

Clique para ver o vídeo em inglês.

Ela disse:

“Eu coloquei essa pergunta no meu Twitter, e eu recebi algumas respostas dos homens, que foram bem seguros, e disseram coisas como: não existem mais homens que mulheres no mundo? Então eu recebi alguns tweets de jovens mulheres do mercado que basicamente disseram “Eu preciso de mais de 140 caracteres e não quero isso publicado, então, posso mandar por e-mail?” Essa é uma questão polêmica e carregada com certeza. Para mim, a questão real é porque existem mais homens entrando na criação, e porque os que estão lá, mesmo os medíocres, parecem estar se dando melhor que as mulheres. É basicamente como um episódio de Mad Men, que se passa a não muito tempo atrás. Nesse caso, eram homens redatores, homens coordenando as contas, homens dirigindo as empresas que eram as contas, e eles estavam também vendendo para homens. Certamente, as coisas mudaram desde então. Mas isso foi no passado, e hoje você pode alugar Mad Men, assistir, e é muito divertido; que inclusive é escrito por mulheres, uma curiosidade.

Mas eu penso que com o mercado atualmente, existem muito mais oportunidades, e mais liderança criativa feminina é necessária. Um dos comentários eu recebi dos tweets era de uma jovem criativa que disse que para ela é como andar sobre gelo fino, querer ser redatora, ser confiante, dizer o que pensa, conseguir respeito, e ao mesmo tempo ser feminina o suficiente para não ser vista como agressiva demais, ou afetar demais seus modos. Então eu acho que não é a respeito de ser mais masculina, mas realmente ter essas diferenças e usá-las para criar um trabalho criativo mais significativo. Porque as mulheres não precisam ser mais parecidas com os homens, apenas seja uma mulher, seja confiante, seja forte. No final, todos sabemos que o que importa são as idéias. Encontrei uma frase de uma mulher chamada Debby Klein, que diz: Idéias boas não tem genitais. E essa é uma boa frase para lembrar durante o trabalho.

---------

Eu conheço só duas Diretoras de Criação em Goiânia: Dorinha Crispim da AMP e Sussy Cortes da Pagu, mas certamente existem mais. Se lembrarem, deixem nos comentários. :)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quais são as posições de liderança que são ocupadas por mais mulheres do que homens?
    A presença feminina aos poucos ganha espaço, forma e confiança. A sensibilidade pode ser um ponto a favor. Mas o que conta no fim é sempre a competência. Quanto a isso não há discussão.

    ResponderExcluir