segunda-feira, 22 de junho de 2009

Monte seu portfolio agora.

Parece título de Autoajuda, mas é um texto muito legal da McKenzie Koch no AdAge. Apenas traduzi e adaptei. 

Monte seu Portfolio agora

E faça uma procura de emprego menos estressante

 

Acabada a graduação, é tempo de pensar no próximo passo. Seja você um estudante, estagiário, ou que já esteja trabalhando, reunir seus trabalhos é uma forma garantida de fazer da sua próxima busca por emprego menos estressante.

 

O caso em questão: o portfolio. As melhores pastas colocam você um passo à frente do resto dos concorrentes. Não só eles exibem seus melhores trabalhos, eles também te dão uma personalidade. Mas quando a entrevista é amanhã, se descabelar para montar o portfolio da noite para o dia pode não ser a melhor maneira de se colocar na jogada.

 

A solução? Se atualizar todo dia seu portfolio e seu currículo pode não parecer uma idéia realista, tenha em mãos o que você precisa para conseguir uma boa pasta num piscar de olhos. Abaixo estão alguns “passos preparatórios” para conseguir atualizar sua pasta rapidamente quando precisar.

 

1. Inclua as informações necessárias. Torne sua vida mais fácil e decida cedo o que é apropriado para seu portfolio e o que não é. Se sua força está no pensamento criativo, mostre uma ampla variedade de exemplos. Tem muita experiência em atendimento de contas? Mostre com destaque uma lista das contas que você trabalhou e como especificamente beneficiou aquele cliente. Saber exatamente qual seu foco tornará sua formatação mais fácil.

 

Dica: Quando possível, dê exemplos específicos e os comprove com números. (“As visualizações de página aumentaram em 240% nos 10 dias após o lançamento da campanha.”)

 

2. Escolha uma formatação simples. Quando for criar um portfolio, escolha uma “linha de layout”. Não precisa ser necessariamente uma logo, mas escolha duas ou três cores e fontes complementares e as mantenha. Organização e consistência são importantes. Você está dizendo para seus patrões em potencial que você quer fazer parte de sua equipe, então se esforce para que seu portfolio pareça um trabalho profissional.

 

3. Tenha listas. Faça uma lista dos projetos passados, novas habilidades e suas áreas de expertise. Uma das maneiras de otimizar um estágio, é tornar essa listagem um hábito. Ao final de cada mês, sente e escreva em uma lista o que você realizou que foi notório.

 

Deste modo, quando for debater o que precisa ser melhorado antes de uma entrevista, pode rapidamente ver sua lista e determinar o que pode ser mudado e o que pode ser adicionado.

 

4. Armazene recomendações. Peça suas top três referências para escreverem uma rápida citação a respeito de seu trabalho. Assim seu portfolio ganha mais carisma, e os empregadores terão uma idéia do que ouvirão se entrarem em contato com eles. Um portfolio dá a oportunidade de reunir sua personalidade e seu trabalho em um só documento. Lembre de deixar ambos transparecerem.

__________________

OBS P&P's: Escreva sempre Portfolio (sem I e sem acento), que é o original em inglês. Portifólio e Portfólio não existem, e a tradução em Português seria Porta-fólio, que é bem estranho, hehe.

 

Um comentário: