quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Estratégias em Marketing Digital - Sandra Turchi - E-commerce


A primeira parte da aula da Sandra Turchi foi sobre o E-commerce no Brasil e como ele é encarado pelos consumidores. O número de consumidores que compram via internet tem crescido, assim como o número de computadores que utilizam a internet, e a confiança dos internautas na mesma. A maioria dos compradores é da classe A, que tem maior familiaridade com a internet.


Na palestra fiquei conhecendo um termo interessante: Ticket médio. Pelo que entendi, é a média do valor comprado pela pessoa. O Ticket médio do país para compras pela internet é de R$ 310,00, mostrando uma tendência para a compra de itens eletrônicos, com maior preço.


Produtos para casa


Foram mostrados 4 cases:

- Casa Bahia, que entrou no mercado eletrônico recentemente, realizando um investimento de 3,7 milhões de reais e espera que a loja represente até 2% do seu faturamento em um ano.

Via IDGNow

- Magazine Luiza, que foi uma das primeiras lojas a vender on-line, em 2007.

- Grupo B2W, que contém as líderes de mercado: Americanas e Submarino.com

- E uma loja holandesa, que faz uma brincadeira com os itens mostrados na página: Hema


Turismo


Outro forte aspecto das vendas on-line tem sido o segmento de turismo, com sites que oferecem buscas e reservas.

Travelocity

Hotéis

Expedia


Mercado Automobilístico


A Sandra falou também sobre o mercado automobilístico, que tem crescido cada vez mais. Apesar de o carro ser um produto impossível de se comprar sem uma experimentação, as indústrias têm investido bastante na conversa on-line com seus compradores. Alguns carros são lançados primeiro na internet, e praticamente todas as montadoras tem simulações de preços dos carros nos seus sites, ou até tour 3D.


Foi citado o case do Fiat Mio, o primeiro carro que será gerado com a ajuda dos consumidores. A Fiat receberá as sugestões de melhoria no projeto feitas pelos internautas que poderão ser incorporadas ao projeto final.


Case final de integração total do consumidor com a marca via internet.



Toque pessoal


Para completar, eu citaria um "case" que aconteceu no meu cartão de crédito recentemente. A Loja Melissa, loja on-line que vende a marca Melissa (não sei se pertence à marca ou não, provavelmente sim). A estratégia deles me parece bastante eficaz, ou pelo menos foi comigo. Pelo site o consumidor pode fazer as compras, mas a maior atração do site são as promoções, que dependendo do desconto, o sapato sai mais barato do que na loja, mesmo com frete. Para conseguir pegar a promoção e ainda encontrar o seu número, a consumidora teria que ficar atualizando o site constantemente. Como solução existe o perfil @lojamelissa no twitter, por onde você pode ficar por dentro das últimas promoções e reposições de estoque. Se quiser saber ainda mais sobre o produto, tem o blog da Loja Melissa com fotos e outro material exclusivo.

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