quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Estratégias em Marketing Digital - Sandra Turchi - Inovação em Comunicação Digital



Voltando um pouco na linha do tempo, a Sandra falou sobre como começou essa revolução no modo de encarar os negócios. Tudo muda o tempo inteiro quando se trata de marketing digital, e as informações que estão disponíveis hoje, provavelmente estarão defasadas daqui a 2 meses.


Todos meios de comunicação anteriores à internet eram baseados no sistema de posse: impressos, discos, cinema, rádio e TV. Quem possuísse os meios de produção era 'dono da informação'. A internet vem para somar as capacidades de todos os meios anteriores, sendo capaz de realizar tudo que faziam, levando a uma canibalização, e ainda acrescentando um diferencial: a interatividade. Após os anos 2000, os celulares sofreram uma explosão, que ainda perdura, ameaçando canibalizar todos os outros meios anteriores, com celulares que fazem praticamente de tudo. A Sandra enfatizou que essa canibalização na verdade acabou gerando uma nova indústria do entretenimento.


E aí chegamos às muitas Webs. A Web 2.0 está baseado num modelo de participação do internauta, que se envolve em experiências online. A 3.0, também conhecida como semântica, é um modelo no qual as informações são organizadas de forma inteligente de acordo com quem a procura. Cruzando essas informações, é possível determinar nichos e tendências de consumo de determinados grupos. Com essa nova proposta que a Microsoft lançou recentemente um buscador para competir com o Google, o Bing (Via Mestre SEO). Ele é encarado como uma Decision engine, que pretende procurar por resultados mais relevantes para seu usuário. Nessa realidade, começa a crescer o Cloud Computing, que é a dispersão das ferramentas básicas pela rede. Na nuvem você pode salvar seus arquivos com espaço ilimitado, e ainda editá-los online, dispensando a figura do computador pessoal.


A principal mudança causada pela disseminação da internet, é no comportamento dos consumidores, que ficam mais participativos, através das Redes Sociais, que são a principal atividade on-line do povo brasileiro. O desejo de pertencimento que sempre existiu na humanidade, agora encontrou um par perfeito, a facilidade da navegação, tornando as Redes Sociais um fenômeno que tenta ser explorado por agências e empresas.




Exemplo: Parperfeito


Depois a Sandra trouxe alguns números do uso da Internet no mundo e no Brasil por meio de gráficos.


Mas o que muda para o marketing com essa evolução? Agora as empresas precisam identificar mais precisamente seu público-alvo, chegando ao nível de cada gosto pessoal exótico. Identificando nichos de comportamento, o Long Tail. As campanhas agora podem ser personalizadas, medidas com precisão, e são acessíveis pelo consumidor a qualquer hora, não dependendo da sorte para ser visualizada.


Terminologia básica para entender marketing digital:


- Fragmentação: é preciso alcançar o consumidor por várias frentes, exige-se mais planejamento.


- Marketing Viral: qualquer estratégia que encorage as pessoas a passar a mensagem adiante.


Alguns cases famoses de Virais:




Campanha da Pedigree que viralizou principalmente no Twitter.




The Dark Knight. GP de Viral em Cannes desse ano.




- Blog: refletem pensamentos e opiniões dos autores e é uma alternativa eficaz de baixo custo para comunicação institucional.

Zemanta: apresenta os links pela web dos artigos publicados.

- QR-Code: código semelhante ao código de barras, que se fotografado por um celular se torna um link para algum conteúdo na internet.

- Email marketing: email institucional amplamente usado por empresas na busca por novos clientes ou divulgação de informações.

- Banners: a primeira adaptação da publicidade real para a virtual; um meio hoje considerado morto, a não ser se usados com criatividade e inovação, como este pra divulgar o filme Halloween II (Via Passinho a frente)


- Usabilidade: é a facilidade de uso de algo, seja no mundo real ou virtual.

Desafios para as organizações:
- Manter o valor de marca
- Entregar conteúdo relevante e entretenimento
- Utilizar as Redes Sociais
- Perder vantagens competitivas para a concorrência

Casos inovadores:







Library Thing: um catálogo de biblioteca.

Numenta: catálogo de doenças raras no mundo.

NetVibes: organiza e personaliza suas informações.

.docstoc: arquivo de documentos.

SlideShare: arquivo de apresentações.

Addict-o-matic: agregador de redes sociais.

Animoto: ferramenta de apresentações de slides.

ReclameAqui: um Procon social e mais rápido.



A Sandra ainda aponta algumas tendências para o uso futuro da internet: manifestações democráticas, cobrança das empresas, realidade aumentada e artes digitais.

Ela termina citando uma das campanhas mais completas e eficazes utilizando Mídias Sociais que vimos nos últimos tempos: Obama for America.


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