Voltando um pouco na linha do tempo, a Sandra falou sobre como começou essa revolução no modo de encarar os negócios. Tudo muda o tempo inteiro quando se trata de marketing digital, e as informações que estão disponíveis hoje, provavelmente estarão defasadas daqui a 2 meses.
Todos meios de comunicação anteriores à internet eram baseados no sistema de posse: impressos, discos, cinema, rádio e TV. Quem possuísse os meios de produção era 'dono da informação'. A internet vem para somar as capacidades de todos os meios anteriores, sendo capaz de realizar tudo que faziam, levando a uma canibalização, e ainda acrescentando um diferencial: a interatividade. Após os anos 2000, os celulares sofreram uma explosão, que ainda perdura, ameaçando canibalizar todos os outros meios anteriores, com celulares que fazem praticamente de tudo. A Sandra enfatizou que essa canibalização na verdade acabou gerando uma nova indústria do entretenimento.
E aí chegamos às muitas Webs. A Web 2.0 está baseado num modelo de participação do internauta, que se envolve em experiências online. A 3.0, também conhecida como semântica, é um modelo no qual as informações são organizadas de forma inteligente de acordo com quem a procura. Cruzando essas informações, é possível determinar nichos e tendências de consumo de determinados grupos. Com essa nova proposta que a Microsoft lançou recentemente um buscador para competir com o Google, o Bing (Via Mestre SEO). Ele é encarado como uma Decision engine, que pretende procurar por resultados mais relevantes para seu usuário. Nessa realidade, começa a crescer o Cloud Computing, que é a dispersão das ferramentas básicas pela rede. Na nuvem você pode salvar seus arquivos com espaço ilimitado, e ainda editá-los online, dispensando a figura do computador pessoal.
A principal mudança causada pela disseminação da internet, é no comportamento dos consumidores, que ficam mais participativos, através das Redes Sociais, que são a principal atividade on-line do povo brasileiro. O desejo de pertencimento que sempre existiu na humanidade, agora encontrou um par perfeito, a facilidade da navegação, tornando as Redes Sociais um fenômeno que tenta ser explorado por agências e empresas.
Exemplo: Parperfeito
Depois a Sandra trouxe alguns números do uso da Internet no mundo e no Brasil por meio de gráficos.
Mas o que muda para o marketing com essa evolução? Agora as empresas precisam identificar mais precisamente seu público-alvo, chegando ao nível de cada gosto pessoal exótico. Identificando nichos de comportamento, o Long Tail. As campanhas agora podem ser personalizadas, medidas com precisão, e são acessíveis pelo consumidor a qualquer hora, não dependendo da sorte para ser visualizada.
Terminologia básica para entender marketing digital:
- Fragmentação: é preciso alcançar o consumidor por várias frentes, exige-se mais planejamento.
- Marketing Viral: qualquer estratégia que encorage as pessoas a passar a mensagem adiante.
Alguns cases famoses de Virais:
Campanha da Pedigree que viralizou principalmente no Twitter.
The Dark Knight. GP de Viral em Cannes desse ano.
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