terça-feira, 28 de abril de 2009

Raymond Leowy, o Steve Jobs do século passado




“Tudo deve começar com uma ideia inspirada e espontânea”.   

Raymond Leowy

Sempre vi informações picadinhas sobre Raymond Leowy em vários blogs, mas nunca uma biografia completa, do que é considerado o pai do design industrial. Para suprir esse gap, recorri a seu site oficial para saber mais sobre sua vida e obra e compartilhar com vocês.

Raymond Leowy nasceu na cidade de Paris em 1893, e começou sua carreira no desenho de moda, mas logo, por oportunidade, passou ao desenho industrial. Seu primeiro trabalho na área, em 1929, foi o redesign de um mimeógrafo Gestetner (aquela “xerox” roxa com cheiro de álcool), para melhorar sua aparência e usabilidade. 

Leowy foi o primeiro a empregar no desenho a “beleza por meio da funcionalidade e simplificação”, técnica que criou e empregou nos mais diversos produtos, desde selos a naves espaciais. Seus projetos seguiam o princípio MAYA (Most Advanced Yet Acceptable – Mais Avançado Porém Aceitável), ou seja, seriam o mais avançados e futuristas possíveis que o público poderia aceitar.

Em 1951 Leowy declarou que “uma pessoa normal, vivendo uma vida normal, seja no campo, em uma vila, cidade ou metrópole, necessariamente terá contato diário com alguns dos produtos, serviços ou estruturas nas quais a RLA (Raymon Leowy Associates – seu escritório de design) participou durante o estágio de desenho ou planejamento”. Penso que ele tem razão até hoje, hehe.

Seu estilo de design foi considerado o melhor do mundo, tanto que de 1967 a 1973 ele deu assessoria à NASA, para fornecer mais conforto físico e psicológico para seus astronautas nas difíceis condições da gravidade zero, tornando a viagem mais tranquila e humana.

Leowy ganhou vários prêmios por suas criações e também escreveu vários livros ao longo de sua carreira. Em 1986, após um período vivendo tranquilamente na França Reymond Leowy faleceu aos 92 anos. Ainda hoje suas soluções e ensinamentos são relevantes para o design, indústria e até para a publicidade, como prova nosso amigo Steve Jobs, que vive revolucionando o mundo (de novo e de novo) com seus produtos e ideias.


Logos desenhadas por Leowy:

 "Estou visando um alto índice de retenção visual. Nós queremos que quem quer que veja o logotipo, mesmo que de relance, nunca o esqueça".




Produtos desenhados por ele:

1950 Studebaker Commander - Um dos primeiros carros com pára-brisa inclinado e farol integrado à carroceria

Coldspot, 1935 - A primeira geladeira com gavetas à prova de ferrugem (?!).

1964 - Garrafinha de Coca-cola com curvas - Slim line Style 

Fontes:

Site Oficial

Reymond Leowy


Nenhum comentário:

Postar um comentário